06 maio 2011

O Uso de Mídias Sociais nas Empresas: Adequação para Cultura, Identidade e Públicos

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação

Larissa Mahall Marinho de Sousa
Luiza Elayne Azevedo

 
O objetivo deste artigo é esclarecer que o mais importante no uso das mídias sociais no âmbito empresarial é a adequação para a cultura, identidade e públicos da empresa, pois o conteúdo compartilhado traz troca de opiniões, idéias, perspectivas, que interferem direta e/ou indiretamente na imagem institucional.
A princípio, fala-se da definição de mídias sociais, enfatizando o uso dessas como páginas eletrônicas corporativas. Em seguida, mostra-se como adequar blogs, twitter, Orkut para a empresa, ressaltando o papel estratégico da comunicação no gerenciamento dessas mídias. E, por fim, são exemplificados casos de empresas que fazem uso de mídias sociais e também daquelas que ainda encontram-se tímidas em relação a essas novas tecnologias. A metodologia usada é a pesquisa bibliográfica e análises dedutivas com dados estatísticos e exemplos reais da situação abordada.
Palavras-chave: Adequação; Mídias Sociais; Comunicação Empresarial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.